O corajoso mascote e os policiais militares levarão o Programa para mais de mil alunos do 5º ano
A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, retorna, nesta segunda-feira (14/02) o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas municipais. O retorno se dá após dois anos, devido a pandemia da Covid-19.
O Programa que tem o leão Daren como um corajoso e adorável mascote, tornou-se um importante aliado no trabalho de conscientização das crianças do 5º ano (10 anos) sobre a importância de dizer “não” às drogas e à violência, principalmente quando considera-se o fato de que estes alunos, ao passarem para o 6º ano, encontrarão um público diferente e, por consequência, há uma maior probabilidade de acesso às drogas e também à cultura da violência como meio de solução de conflitos.
Em Jandira, todos os 1.055 alunos do 5º ano da Educação Básica terão acesso ao Programa, sendo que uma parte receberá as orientações no primeiro semestre, com formatura programada para junho, e a outra metade no segundo semestre, com formatura programada para o início de dezembro de 2022.
Destaca-se que o Proerd é ministrado por policiais militares e tem como principais objetivos:
Desenvolver nos jovens habilidades que permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
Estabelecer relações positivas entre alunos, policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar, famílias e os jovens estudantes.
Publicidade
