O Sítio das Palmeiras do fazendeiro italiano, Henrique Sammartino, ao lado da Estrada de Ferro Sorocabana, alavancou o progresso no vilarejo e a pequena Jandira, de Oswaldo Sammartino cresceu e comemora, hoje (08/12), seus 58 anos de emancipação político-administrativa, com uma população estimada em 127 mil habitantes. O município desmembrou de Cotia em 28 de fevereiro de 1964, após ter a emancipação aprovada pelos moradores por meio de plebiscito promovido, no dia 8 de dezembro de 1963.
A Câmara Municipal comemorou a data, em Sessão Solene, comandada pelo presidente Franklin Venancio da Silva (PTB). A solenidade contou com a presença do prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato (PSDB), o Doutor Sato, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Denilda Fonseca, além de autoridades políticas, jurídicas e secretários municipais. A programação ainda inclui a entrega de Títulos de Cidadão Jandirense.

Durante a cerimônia, o prefeito Sato relembrou um pouco da história da cidade e destacou os prefeitos que contribuíram com progresso de Jandira, que teve como primeiro prefeito, Oswaldo Sammartino (PDC) (in memoriam) - Clécio Soldé (MDB) (in memoriam) - Alan Kardec Roberto de Albuquerque (Arena) (in memoriam) - Dorvalino Abílio Teixeira (MDB) (in memorian) - José Roberto Piteri (PMDB) - Walderi Braz Paschoalin (PSDB) (in memoriam) - Paulo Henrique Barjud (PT) - Anabel Sabatine (PSDB) - Geraldo Teotonio da Silva (PV) - Paulo Fernando Barufi da Silva (PTB).
Ainda em seu pronunciamento, o prefeito Doutor Sato garantiu que fará o hospital de pequena e baixa complexidade, na ocasião, lembrou que fez o congelamento do IPTU e garantiu a Lei do REFIS (Programa de Recuperação Fiscal), na qual o contribuinte poderá obter até 100% de descontos em juros e multa de dívida ativa, para pagamento à vista dos débitos.
O prefeito destacou que a cidade de Jandira caminha para era digital. Segundo Sato, a prefeitura já comprou 700 notebooks, que serão entregues para os professores e tem planos de informatizar toda a rede municipal de Educação, incluindo a compra de chromebooks para os alunos. A Saúde também segue na mesma direção, com tablet para os agentes de Saúde da Família. Frisou que também ampliará o sistema de segurança com câmeras de monitoramento nos principais pontos da cidade.
A primeira-dama, doutora, Denilda parabenizou a cidade pelos 58 anos, afirmando que tem trabalhado e não medirá esforços para atender às famílias em vulnerabilidade social.
O vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”, também fez uso da palavra representando todos os vereadores da casa. O parlamentar disse que os vereadores estão se esforçando para cuidar da cidade, que venha a ter ainda mais qualidade na Saúde e Educação.
Na tribuna, a ex-vereadora Ieda Costa Oliveira, “a Irmã Ieda”, discursou em nome dos ex-vereadores e, o ex-vereador Altamir Cypriano da Silva, “o Mi", fez uso da palavra representando os ex-presidentes da Casa de Lei.
Visitas ilustres

O evento também contou com a presença da vereadora de Itapevi, Camila Godói, a “Professora Camila”, que incentivou os presentes a não desistirem do Brasil e das cidades, visto que o sonho é ter uma região cada vez melhor. A parlamentar se colocou à disposição na luta por uma Delegacia da Mulher.
Também marcaram presença a vereadora de Itapevi, Mariza Martins Borges e representando o deputado federal, Vinicius Carvalho os assessores, Aparecido Vieira e a doutora Renata Satoro.
Título de Cidadão Jandirense

Durante as comemorações, a Câmara de Jandira concedeu, o Título de Cidadão Jandirense, ao ex-vereador, Apolo Teixeira de Oliveira, que compôs a 7ª e 8ª Legislatura da Casa, entre os anos de 1993 e 2000. A honraria foi indicada pelo vereador, Anderson Teixeira de Oliveira (PL), o “Anderson Apolo”, em reconhecimento pelo trabalho do homenageado enquanto foi vereador da cidade.
O vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson” indicou o Título de Cidadã Jandirense, para a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 240ª Subseção de Jandira, doutora Lucia Simões de Almeida de Morais, em reconhecimento aos nove anos de dedicação a população de Jandira.