A policial militar feminino, Sd PM, Jéssica Silva Evangelista dos Santos,30 anos, cometeu suicídio no início da manhã deste domingo (17/10), dentro do alojamento da 4° CIA do 20° BPM/M, na cidade de Jandira, na Região Oeste da Grande São Paulo.
Colegas de trabalho chegaram a visualizar a policial fardada com a própria arma apontada para o abdômen e após alguns segundos, acabou efetuando o disparo de arma de fogo. Jéssica chegou a ser socorrida no Pronto Socorro do Parque dos Camargos, em Barueri, mas não resistiu ao ferimento.
Ainda não há informações sobre o que poderia ter motivado o suicídio.
Suicídio
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2019, no Brasil, a taxa de suicídio entre policiais é de 23,9 enquanto a taxa geral entre a população é de 5,8, por 100 mil habitantes. Estudos do próprio Fórum, elencam oito principais fatores que contribuem para esse tipo de caso. São eles: estresse inerente à função policial; falta de suporte de serviço de saúde mental; depressão; conflitos institucionais; conflitos familiares e problemas financeiros; isolamento social, rigidez e introspecção; subnotificação de tentativas de suicídio; e fácil acesso a arma de fogo.