A primeira-dama de Jandira, e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Denilda Fonseca lançou, em 1º de outubro, a Campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado no Teatro Municipal, Luiz Gonzaga, tendo como palestrante a ex-prefeita de Jandira, médica ginecologista e obstetra, Dra. Anabel Sabatine.
A mesa também foi composta pelo vereador Pastor Gilson, a diretora do Centro de Referência da Mulher e Igualdade Racial, Laudiceia Ayres de Souza Costa e do diretor de Recursos Humano, Gilmar Araújo Manoel representando o governo municipal.
A campanha é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, com objetivo de divulgar informações e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde. A primeira-dama, e médica ginecologista Dra. Denilda Fonseca abriu o evento, destacando que trabalhou mais de 20 anos no Hospital Pérola Byington, em São Paulo, com prevenção e considera o mês importante para a mulher. “Precisamos levar essas orientações para o maior número possível de mulheres, para que tenham a oportunidade de fazer o tratamento precoce contra essa doença”, solicitou Denilda para o público presente.
A diretora Laudiceia Ayres de Souza Costa também fez uso da palavra, agradecendo o empenho de todos os voluntários que integraram a campanha. “Um momento para conscientizarmos as mulheres e também a nossa saúde”, orientou Laudiceia.
Na sequência, o diretor Gilmar Araújo Manoel mandou recado para os homens. “Nós quando nos unimos com a mulher, segundo Deus, transformamos um corpo só. Por isso, incentivem as esposas a fazerem os exames de prevenção”, alertou Gilmar.
O vereador, Pastor Gilson destacou a violência contra a mulher e as ações de prevenção da saúde. “Vamos dar apoio às companheiras, filhas, irmãs e amigas que são guerreiras”, incentivou o vereador.
Homens também são alvos da doença

“O câncer de mama também afeta os homens, que também têm glândulas mamárias”, assim iniciou a palestra da ex-prefeita de Jandira, Anabel Sabatine, que também é médica ginecologista na rede pública da cidade. Segundo a doutora, a doença é 100 vezes mais comum em mulheres que homens, principalmente após os 45 anos, uma idade para todos ficarem mais atentos.
Dra. Anabel destacou que a menstruação muito cedo, ou muito tarde aumenta a faixa de incidência de câncer de mama, esse risco vai aumentando com a idade, principalmente para aqueles que já tiveram casos diagnosticados na família. “Por isso, há necessidade de exames preventivos, porque a doença no início não dói”, alerta Anabel.
Na Secretaria de Saúde, as ações incluirão ciclos de orientações e rodas de conversa e foi ampliado a capacidade de realização dos exames de mamografia no Centro de Referência da Mulher (CRM) em 50%. Nas Unidades de Saúde, também foram disponibilizados profissionais qualificados para realização do exame preventivo que pode detectar o câncer de mama.
Fique atento com os sintomas:
- alterações no tamanho ou forma da mama;
nódulo único e endurecido;
- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo;
- nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
- sensação de nódulo aumentado na axila;
- espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos;
- assimetria entre as duas mamas;
- presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
- coceira frequente na mama ou no mamilo;
- formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
- inversão do mamilo;
- inchaço do braço;
- Dor na mama ou no mamilo.
Além da ampliação das possibilidades de orientação e identificação do câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Jandira, pretende realizar o dia D do Outubro Rosa, que acontecerá em um dos sábados do mês de Outubro.
A Secretaria de Saúde de Jandira ressalta que: “Diversos estudos demonstram que quando o câncer de mama é detectado em seu início as chances de cura superam a 90%”.